40h

40 vagas

03 A 07

DE FEVEREIRO

Compartilhe:

WhatsApp-icone-3.png

      O Curso de Verão 2020 do Departamento de  Física da Universidade Estadual da Paraíba (DF-UEPB/ CAMPUS VIII/ARARUNA-PB) será realizado de 03 a 07 de fevereiro de 2020. O curso oferecerá duas disciplinas, Mecânica Quântica e Eletromagnetismo, totalizando 40h. Os candidatos poderão se inscrever via site (página eletrônica) na internet. As vagas são limitadas.

       O curso explora as linhas gerais para a obtenção e tratamento das equações de Maxwell. É essencial o conhecimento padrão dos teoremas de contorno para o cálculo vetorial. Sendo um curso voltado para estudantes dos últimos semestres da graduação em Física, o curso oferece tanto uma visão inicial para a componente padrão da formação geral, como um aprofundamento e preparação à cursos de pós-graduação.

       Este curso é destinado a estudantes que tiveram exposição à física, mas desejam descobrir mais sobre os aspectos modernos da física. Richard Feynman disse: "Acho que posso dizer com segurança que hoje ninguém entende a física quântica". Embora muitos concordem com essa afirmação em princípio, não há dúvida de que a mecânica quântica é uma das teorias científicas mais precisas já desenvolvidas. Está ficando claro que a física quântica não é mais um tópico simples a ser aprendido na escola de pós-graduação, mas uma necessidade para muitas áreas de pesquisa, como química, tecnologias de  comunicação, engenharia e até estudos biológicos. Este curso destina-se a preparar os alunos para futuras tecnologias e campos, aproveitando a teoria quântica.

MECÂNICA QUÂNTICA

ELETROMAGNETISMO

SOBRE O CURSO

SOBRE OS PROFESSORES

Mário Cesar Soares Xavier

 

Doutor pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na área Ótica, possui mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba . Coordenador Estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF e OBFEP), membro do Comitê Nacional da OBF. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ótica e sistemas mesoscópicos , atuando nos seguintes temas: Fotônica em meios desordenados, localização de Anderson da luz, quebra de simetria de paridade, médios ópticos fortemente desordenados, espalhamento múltiplo, nanopartículas de núcleo-casca. Laser de diodo, realimentação ótica ortogonal e Mecânica Quântica. 

José Jamilton Rodrigues dos Santos

 

Sendo Licenciado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), assumiu o título de Mestre em Física (2007) e Doutor em Física (2011) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor do Curso de Licenciatura em Física da UEPB e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Campina Grande. Tem experiência no estudo da Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Energia Escura, Matéria Escura, Cosmologia com Campos Escalares.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now